quinta-feira, 29 de julho de 2010

Há certas lições que só o fracasso nos ensina

O brasileiro, de forma geral, tende a só valorizar o primeiro colocado. A atribuir valor apenas ao sucesso absoluto. Há quem diga, inclusive, que o vice-campeão é o "primeiro perdedor".

Contudo, algumas das maiores lições aprendidas por gente bem sucedida - lições que tiveram e têm alto impacto sobre a forma como essas pessoas fazem as coisas e que as levaram a ter sucesso - foram resultado de adversidades e fracassos que enfretaram em vários momentos de suas vidas.

Ninguém acerta todas. Não há quem seja bem sucedido em tudo, o tempo todo.

Mas a maioria prefere ficar na moita e não falar de seus insucessos. Talvez para não passar uma imagem de "fraqueza"...

Pois eu resolvi escancarar um de meus fracassos mais retumbantes: a criação da nada saudosa Editora Cherto. É isso aí: achando que podia tudo, entrei num ramo do qual não entendia sem estudá-lo a fundo e sem me cercar de pessoas que pudesses me ajudar a encontrar o caminho para o êxito. E quebrei a cara.

Me dei muito mal. Mas aprendi muito com isso. Lições valiosíssimas, que me ajudaram a acertar em muitas outras iniciativas em que me envolvi depois.

Resolvi escrever um artigo sobre isso. Para, quem sabe, ajudar outras pessoas na mesma situação. E, acima de tudo, para deixar claro aos empreendedores brasileiros - especialmente os mais jovens e aos que estão dando os primeiro passos - que não há problema em errar... desde que você acerte mais do que erra, não assuma compromisso com o erro e tenha a atitude correta diante do erro, procurando extrair ao menos uma lição de cada falha cometida.

Esse texto abre o meu novo livro "Sucesso é uma questão de atitude", coletânea de coisas que escrevi nos últimos tempos a respeito de negócios, gestão, empreendedorismo e outros temas.

Em tempo: o livro somente será impresso sob demanda. Como uma forma de evitar o desperdício de papel e os consequentes danos ao meio ambiente. Portanto, não adianta procurá-lo em livrarias. Ele somente poderá ser adquirido no site da AGBook, uma divisão da Alphagrahics.

Um comentário:

  1. Poxa, cara, muito legal.
    Não tinha link para ver o que o Portal Exame disse sobre o seu livro. Mas mesmo assim tenho certeza de que seu livro é muito bom. Posso constatar isso já pelo seu belo texto.
    Até lá.

    ResponderExcluir